terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sintese aditiva da cor

A sintese aditiva da cor ou de reprodução aditiva implica que se emita luz directamente de uma fonte de iluminação de algum tipo. O processo de reprodução aditiva normalmente utiliza luz vermelha, verde e azul para produzir o resto das cores. Combinando uma destas cores primárias com outra em proporções iguais consegue-se produzir as cores secundárias: cian, magenta e amarelo. Combinando as três cores primários de luz com as mesmas intensidades, produz-se o alvo (como observamos na fig. seguinte). Quando se varia a intensidade da cada luz de cor finalmente conseguimosver o espectro completo destas três luzes.

As televisões e os monitores dos computador são as aplicações práticas mais comuns da síntese aditiva.

James Clerk Maxwell tem o mérito de ser o pai da síntese aditiva. Fez que o fotógrafo Thomas Sutton fotografasse um estampado escocês três vezes, a cada vez com um filtro de cor diferente sobre a lente. As três imagens foram projectadas num ecrã com três projectores diferentes, cada um equipado com o mesmo filtro de cor utilizado para tomar as imagens. Ao unir os três focos formou-se uma imagem com a sua cor real, deste modo permitiu-se demonstrar os princípios da síntese de cor.

Porém,foi Newton que no séc.XVII decompôs a luz branca em luz colorida. Para realizarmos a experiência de Issac Newton basta incidir luz branca num prisma de vidro ou acrílico e projectá-lo numa superfície branca para podermos obter as sete cores do arco-íris. Podendo concluir também que a mistura aditiva acontece quando se consegue obter a mistura dos raios luminosos refractados (as sete cores do espectro solar) produzindo assim a cor branca.



Sem comentários:

Enviar um comentário